Novo portal facilita acesso de imigrantes aos seus direitos

Projeto da Casa do Brasil de Lisboa busca simplificar informações necessárias ao processo de inclusão de imigrantes em Portugal

O projeto Lisboa Acolhe dá início às suas atividades com o objetivo de desenvolver um portal que concentre informações voltadas aos imigrantes em Portugal. A elaboração do conteúdo é feita de forma colaborativa a partir de encontros abertos com a comunidade, em que são levantadas as principais necessidades do público-alvo. Até março de 2020, estão previstas quinze reuniões.

A intenção do novo site é simplificar o acesso a serviços públicos e à rede de apoio formada por associações. Entre os temas a serem abordados, estão o processo de regularização de documentos, mercado de trabalho, discriminação, proteção social, habitação, saúde e participação.

Além do portal, o projeto ainda oferecerá, ao longo deste ano, dez sessões de debate sobre assuntos relacionados aos direitos e deveres das pessoas imigrantes. A iniciativa é realizada pela Casa do Brasil de Lisboa em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e financiada pelo Fundo para o Asilo, as Migrações e a Integração (FAMI).

Confira abaixo as datas dos próximos encontros.